Por que é tão importante escrever bem?

-É um indicativo de que você sabe se comunicar

A primeira vantagem de se escrever bem é demonstrar para as outras pessoas que você sabe se comunicar. E é claro que conseguir organizar bem seus pensamentos a ponto de transmitir uma mensagem escrita com clareza e objetividade trará ótimas consequências para sua vida pessoal e profissional.

Sabia que muitas pessoas usam justamente o meio escrito para verificar se você sabe se comunicar bem? Em processos seletivos, e-mails profissionais e demais comunicações de trabalho, por exemplo, todas essas habilidades podem ser avaliadas por leitores atentos. Por essas e outras, sempre vale a pena prestar atenção tanto na forma como no conteúdo do que escreve para demonstrar seu desempenho comunicativo.

– Ajuda a passar no vestibular

Para jovens de várias idades, escrever bem é simplesmente imprescindível para garantir um bom desempenho em provas como o ENEM, cuja redação é parte considerável da avaliação. Mas essa dica também vale para outros processos seletivos que utilizam as redações como uma das principais formas de avaliar o potencial acadêmico e pessoal dos candidatos.

E em cenários educacionais cada vez mais competitivos, é absolutamente essencial que as crianças desenvolvam desde cedo a habilidade da escrita, garantindo no futuro uma maior pontuação nas provas do vestibular e aumentando suas chances de acesso a uma boa educação superior.

-É um diferencial para conseguir um bom emprego

Escrever bem também é critério de escolha em muitos processos seletivos de empresas, seja na contratação usual ou mesmo no recrutamento de trainees. Nesse contexto, desde o primeiro contato, com o preenchimento de formulários de inscrição e o envio do currículo, as habilidades de escrita já são avaliadas pelo setor de recursos humanos. Por isso, qualquer erro gramatical ou ortográfico, dependendo da gravidade, pode ser fatal para o desempenho do candidato. Nessas horas, é essencial manter um português correto, claro e de acordo com o tom de linguagem adequado ao ambiente onde se pretende trabalhar.

-É um estímulo à criatividade

Pensando bem, escrever não deixa de ser uma ótima maneira de estimular a criatividade. Assim, se você escreve bem, não há limites para onde pode levar seu leitor. Você pode escrever uma história de romance em Marte, dar vida e personalidade a animais e plantas, criar universos mágicos e utópicos, além de ser possível ser quem você sempre sonhou, independentemente de barreiras financeiras e sociais.

-É uma forma de multiplicar ideias e conhecimentos

Finalmente, outra característica essencial da boa escrita é seu efeito multiplicador, principalmente por meio da internet. Está cada vez mais fácil expandir conhecimentos para pessoas de diferentes cantos do mundo, tudo em tempo real. Pessoas com boa habilidade de comunicação conseguem expandir suas criações e seus conhecimentos por meio da escrita, principalmente ao torná-la acessível para o público. E não há nada melhor que escrever textos de fácil compreensão e acesso à informação para seus leitores.

Como você pôde perceber, são muitas as vantagens proporcionadas com o estímulo dessas atividades, principalmente entre crianças e jovens!

Fonte: Novos Alunos