2020 é um ano bissexto: entenda o que isso significa

2020 é um ano bissexto: entenda o que isso significa

Em 2020, não se assuste, teremos 366 dias. Isso ocorre a cada quatro anos: é o conhecido ano bissexto. Você sabe por que essas mudanças no calendário acontecem?

O ano é calculado pelo tempo necessário para a Terra dar uma volta em torno do céu. No entanto, a conta não é exatamente 365 dias – na verdade são 365,2422 dias ou 365 dias, cinco horas e 48 segundos.

Para encaixar esse tempo extra, astrônomos arredondaram a sobre para 6 horas e, a cada quatro anos, o excedente vira um dia a mais. Desta forma, é possível ajustar o calendário com menos transtornos.

O modo de contar os dias foi trazido pelo imperador Júlio César, de Roma, em 46 a.C. O governante buscava solução para reformar o calendário romano.

Então, ele contratou Sosígenes de Alexandria, que propôs a adoção do calendário solar egípcio. No qual, a cada quatro anos, um dia seria acrescido para se adequar ao tempo que a Terra leva para girar em torno do Sol.

Inicialmente, o ano bissexto foi criado em 238 a.C, e instituído por Ptolomeu III no Egito.

Porém, ao longo dos anos, as regras que definem o ano bissexto sofreram muitas alterações. Apenas a partir de 1582, com a definição do calendário gregoriano (pelo Papa Gregório XIII), o modelo que é visto atualmente passou a vigorar.

Fonte: Metropoles

 

 

Share

Suporte Elemento Visual