Benefícios da informática na Educação

O ensino da informática educativa pode trazer muitos benefícios para os alunos, como também para os profissionais da escola, disponibilizando acesso às novas tecnologias, bem como acesso à internet e acesso a várias ferramentas da informática.

A inserção e disponibilização de computadores em salas de aula, nas escolas brasileiras, tornam o ensino mais dinâmico, desenvolvendo um novo processo para a educação escolar. Desenvolve novas práticas para a didática pedagógica, disponibilizando para a comunidade escolar, profissionais habilitados para o ensino das novas tecnologias. Outro fator muito interessante com o envolvimento da informática foi a inclusão e acesso da internet nas escolas, a internet disponibiliza para os alunos, novas formas de pesquisar e buscar novos conhecimentos.

Lembrando sempre que os equipamentos da informática educativa servem como suporte e auxilio para a educação, são ferramentas que ampliam as formas da didática educacional, não pode ser considerada como um elemento principal para o desenvolvimento educacional dos alunos.

Jogos e Educação

Os jogos educativos também são considerados grandes benefícios para o desenvolvimento da educação, pois podem ser utilizados jogos online, podem ser instalados jogos educacionais nos equipamentos da escola. Os jogos educacionais possuem com principal objetivo motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos de forma dinâmica e interativa.

Inclusão Digital

Outro benefício que o ensino da informática educativa proporciona é a inclusão digital, disponibilizando não apenas acesso às novas tecnologias para os alunos e os profissionais da escola, mas também desempenhando um papel muito importante de levar o conhecimento do ensina da informática para toda a comunidade em que a escola está envolvida, isso é chamado de inclusão digital.

O objetivo principal da inclusão digital é disponibilizar acesso para toda a sociedade brasileira as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, muito conhecidas como TICs. O acesso à informação e ao conhecimento é um fator considerado relevante para o desenvolvimento social de uma população, pois quanto maior o acesso à informação, maior será o desenvolvimento do conhecimento adquirido, maior será a criticidade das pessoas envolvendo suas responsabilidades e decisões em entender os meios sociais, para uma melhor convivência em sociedade, tornando as pessoas mais responsáveis, críticos e evoluídos.

Fonte: Portal Educação