Como fazer novos amigos da escola

Fazer amigos nem sempre é fácil. Você quer que seus filhos se adaptem à vida na escola, mas como você pode ajudar a ensiná-los a estabelecer relacionamentos com outras crianças? Existem algumas coisas que você pode fazer fora da escola para ajudar os pequenos a fazer uma transição suave do verão para o ano letivo. As crianças costumam imitar as ações de outras pessoas, então liderar pelo exemplo é uma ótima maneira de instigar a simpatia.

Seu filho tem um colega de classe que mora perto? Provoque encontros com outras crianças que pode ajudar seu pequeno a ser social, e dar-lhes um rosto familiar para procurar, para que fiquem mais à vontade no ambiente escolar quando você não estiver por perto.

Trabalho em habilidades sociais
As habilidades sociais podem ser adquiridas em tenra idade. Tente ensinar ao seu filho algumas dicas para ser social, para que ele não tenha vergonha de fazer amigos na escola. Pratique mantendo contato visual, sorrindo e dizendo olá. Às vezes, basta um gesto amigável para iniciar uma conversa com um novo amigo.

Partilha de práticas
Compartilhar é uma parte essencial de fazer amigos. As crianças que não querem compartilhar suas coisas têm dificuldade em brincar com seus colegas de classe. As crianças que não têm irmãos nem sempre estão acostumadas a compartilhar seus brinquedos; portanto, pode ser especialmente útil praticar o compartilhamento com um filho único.

Fomentar a empatia
Ensine seu filho a seguir a perspectiva de outra pessoa. Embora esse conceito possa parecer excessivamente complicado para os pequenos, você ficará surpreso com o que eles podem entender. Tente alguns exercícios para que seu filho se coloque no lugar de outra pessoa. É importante que as crianças aprendam que todos têm sentimentos, e esses sentimentos devem ser considerados.

Cuidado com os valentões
Você pode pensar que não precisa se preocupar com agressores em uma idade tão jovem, mas a triste verdade é que eles existem. As crianças podem ser más, não importa quantos anos tenham, por isso é sempre melhor ensinar seu filho a lidar com situações negativas. Incentive seu filho a ignorar ou se afastar dos agressores, e a contar a uma figura de autoridade como professor, diretor ou até outro pai, se não parar imediatamente. Mantenha uma linha aberta de comunicação com seu filho para sempre saber o que está acontecendo, caso precise tomar outras providências entrando em contato com os pais, professores ou diretores.

A escola costuma ser o local onde as crianças começam a criar vínculos com outras crianças na faixa etária. Pode ser uma coisa muito assustadora estar cercado por rostos desconhecidos. Mas com um pouco de prática e preparação, seu pequeno fará novos amigos em pouco tempo. Que dicas você já tentou? Compartilhe conosco qualquer dica útil para fazer amigos lá na nossa página do Facebook!

Fonte: Britax

Suporte Elemento Visual