Meu filho adolescente está namorando. E agora?

Meu filho adolescente está namorando. E agora?

Meu filho adolescente está namorando. E agora?

Saber com quem o adolescente anda, dos sentimentos e interesses afetivos dele é fundamental. Em algum momento o filho pode lidar com uma rejeição, com uma frustração, e quem vai dar o apoio é a família. E se a família acompanha esse desenvolvimento emocional, não vai ter problemas para encarar essa situação.

Por volta dos 9, 10 anos, já é possível tratar do tema em família, usando até mesmo exemplos próximos de primos ou conhecidos que namoram. Ainda que os pais sejam contra, isso deve ser conversado cedo. Hoje em dia, com 12, 13 anos a garotada já começa a paquerar. Se os pais falam disso cedo, os filhos já vão saber o que a família pensa, vão ter liberdade para se abrir.

Dicas para os pais:

Seja próximo

A adolescência é naturalmente um período complicado para o seu filho. Há as transformações corporais, hormonais e também de comportamento. É muito importante que você se mantenha próximo. Estreite as relações com muita conversa.

Priorize o diálogo

Acostume desde cedo a conversar sobre tudo. Claro que a dificuldade em conversar com os filhos pode existir. Mas ouça seu filho com atenção, promova um diálogo verdadeiro, mostre que está ao lado dele. Além de deixar claro o apoio, isso fará com que ele se sinta orientado.

Saiba se impor

Você deve conquistar a amizade e construir uma relação de confiança com o seu filho, mas tenha cuidado para não perder a autoridade. É fundamental que seu filho tenha os próprios amigos e, em certos momentos, prefira dividir com eles o que se passa em sua vida. Mas também é preciso que haja um canal de comunicação entre vocês, e isso é construído diariamente, desde a infância.

Tenha equilíbrio

A adolescência é uma fase de grandes descobertas, e a proibição pode não ser a melhor forma de lidar com o assunto. Equilibre as liberdades e limites, relembre os valores familiares, busque reforçar isso no dia a dia.

Busque conhecer seu filho

Se a relação de vocês for de confiança desde a infância, o primeiro namoro não será um susto. Tudo deve ser construído. Lembre-se também que cada família tem uma dinâmica de funcionamento.

Fique atento

Às vezes o adolescente gosta do outro e não é correspondido. Nesse momento, ele vai ter que lidar com a frustração, rejeição. E aí os pais entram novamente na questão do apoio, da conversa.

Não deixe para falar no namoro só quando acontecer

Saiba que um dia seu filho vai namorar, então isso precisa ser abordado. Ainda que seja contra, você precisa falar sobre o assunto o quanto antes. Alguns especialistas indicam a fase entre os 9 e 10 anos como a ideal, para que nos anos seguintes o filho já saiba o que esperar em casa e o que os pais pensam a respeito daquilo.

Fonte : https://www.gazetaonline.com.br/

Share

Suporte Elemento Visual