Volta às aulas!

Seu filho está triste com o fim das férias? Confira dicas para transformar a volta às aulas em um momento prazeroso.

Fim de férias costuma ser um momento de apreensão para as crianças. Novos professores, outras matérias e, em alguns casos, escola e amigos diferentes. Para que os primeiros dias do ano sejam bem aproveitados é preciso retornar à rotina gradativamente.

Antecipar o horário de ir para cama e acordar é essencial. O processo deve ter início quatro dias antes do início das aulas. No primeiro dia é comum que a criança relute e demore a pegar no sono, mas ao longo da semana a rotina voltará ao normal.

Material escolar

Mochila, estojo e cadernos novos são itens necessários ao ano letivo, mas também podem fazer parte de um processo estimulante. Envolva as crianças na compra do material escolar e do uniforme, isso ajuda a aproximá-las do retorno às aulas. Folhear os livros novos junto com os filhos ajuda também a aumentar o interesse pelos temas que serão abordados ao longo do ano.

Primeiro dia de aula

É preciso preparar o terreno com antecedência. “O mais importante é lembrar que ela irá rever os professores e os amigos, além de aprender coisas novas. Uma coisa importante também, é que a criança goste da escola, para que não tenha problemas em retornar aquele ambiente. É essencial que criança se sinta tranquila no ambiente escolar.

Independência

A independência é importante para a autoestima das crianças, e ensinar a criança a preparar a sua própria mochila   pode estimulá-las no retorno aos estudos. Aos 5 ou 6 anos, a criança já pode deixar o uniforme arrumado na noite anterior. Com 8 ou 9 anos, a maioria das crianças já é capaz de preparar o próprio lanche para o recreio. É importante que as crianças sintam que são capazes de cuidar das próprias coisas, mas não vale tornar a prática motivo para brigas e discussões.

Hora de lazer

Conhecendo o currículo escolar, os pais podem, nos momentos de lazer, estimular o interesse das crianças pelos temas que serão abordados em sala de aula. Uma visita ao zoológico, por exemplo, pode ensinar muito para uma criança. Viagens, museus, parques verdes e praias também apresentam um mundo novo aos pequenos, mas não transforme os passeios em momentos de estudo, pois os estímulos devem acontecer de forma tranquila e sem cobranças. Durante as férias as crianças precisam, principalmente, brincar e descansar, sem ter a preocupação de aprender algo, e isso vale também para os fins de semana e feriados em família.

Fonte: http://gnt.globo.com

Colégio Dominos