5 dicas para aperfeiçoar o inglês

O principal desafio para quem já se dedicou ao aprendizado de uma cultura, vocábulos e expressões em um idioma diferente do seu é manter a fluência. Dicas como assistir seriados sem legendas ou/e fazer um intercâmbio são comuns. Entretanto, outras ações podem ajudar e muito a fixar o inglês.

Manter ativa a competência de se comunicar em outra linguagem requer incluí-la em sua rotina. Porém, como inserir em seu dia a dia se você não precisa praticá-lo no trabalho ou em atividades rotineiras, como comprar algo no mercado?

O armazenamento de informações cerebrais é correspondente ao interesse do ser humano em aprender e reter estes conhecimentos novos. Se não há prática e nem uma atividade para exercitar, acaba se tornando algo neutro, ou seja, não necessariamente a pessoa esquece o estudo, mas é um alerta para entender a necessidade de despertar esses dados.

A CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, administra mais de 70 escolas em 5 regiões do país, inclusive o Rio de Janeiro e nesses dez anos percebeu muitos alunos, dedicados e comprometidos, ficarem com dificuldades após algum tempo de conclusão do curso. Com essa informação, Leiza fez uma mapeamento embasado em projetos realizados nos Estados Unidos e identificou cinco formas de como é possível conservar o inglês:

1) Couch Surfing: é uma rede social destinada a ligar turistas do mundo inteiro a quem disponibiliza um local para eles dormirem, sem custo. Já são mais de 4 milhões de usuários e você pode optar por um perfil de visitante similar ao seu. Por exemplo, se você tem uma rotina rígida durante a semana, pode escolher por alguém a trabalho aqui no Brasil ou fazendo um congresso. O indivíduo consegue praticar o idioma, aprender um pouco da cultura local e conhecer pessoas.

2) Discuta temas: forme um grupo para debater assuntos de interesse comum. Quando você se une a quem tem disposição pelo mesmo tema de seu gosto, a conversa tende a se desenrolar e a gramática, antes adormecida, volta a despertar.

3) Mude todos os aparelhos eletrônicos para inglês: essa dica parece ser óbvia, mas não é. Uma das formas de aprendizado é o visual. Em um primeiro momento pode ser difícil se acostumar com todos os itens como, por exemplo, as planilhas de gastos, finanças dos filhos, e até a lista de supermercado. Porém, algum tempo depois, se tornará habitual e fará essas palavras fixarem em seu vocabulário.

4) Compre na Internet e leia notícias internacionais: pesquise em portais e navegue nos e-commerces. As peças e objetos ofertados estarão com legenda na língua local. Outra tática é praticar a leitura em canais de notícias como o New York Times, The Huffington Post, entre outros.

5) Pratique esgrima, futebol americano ou Rugby: muitos desses esportes citados são ministrados por americanos e/ou têm muitos alunos de outras nacionalidades. Além disso, você pode acompanhar os torneios internacionais dessas modalidades e com isso exercitar a audição.

E você, tem mais algum hábito diferente, porém, de grandes resultados? Compartilhe conosco e divida sua bagagem!

Fonte: Nube