5 motivos para dar um abraço
Você sabia que o abraço traz muitos benefícios para a saúde? Pois é. O nosso corpo e o nosso emocional precisam de alimento para sobreviver saudável. Podemos classificar o abraço como um “alimento” de extrema necessidade para o desenvolvimento e nutrição do organismo.
A angústia, a tristeza, rancor, ansiedade, falta de amor, raiva, medo, depressão, agonias do dia a dia… Muitos são os malefícios para a saúde por causa de tais sentimentos. Doenças são desencadeadas e a qualidade de vida diminui consideravelmente. Agora, você já pensou o que os bons sentimentos podem trazer para o bem-estar do nosso organismo? Um dos veículos desses sentimentos é o ABRAÇO.
Com certeza você já ouviu falar da OCITOCINA, hormônio que é conhecido por atuar no trabalho de parto e na amamentação. Onde muitas pessoas chamam de hormônio do amor.
Muitos estudos são feitos para descobrir o benefício do abraço, cientistas afirmam que o abraço conforta, cura e torna a vida mais feliz. Foi descoberto, que um abraço de 5 segundos estimula a ocitocina, mas um abraço de 40 segundos, ativa esse hormônio que equivale a um mês de terapia. Maravilhoso, não é mesmo?
Veja alguns dos grandes benefícios do abraço abaixo;
- A oxitocina liberada pelo abraço é um excelente antídoto contra os medos e as fobias sociais. Em outras palavras, se você está em uma situação social que lhe provoca temor, provavelmente um abraço de alguém que esteja próximo será reconfortante.
- Alivia a depressão e outras doenças neurodegenerativas. Um abraço pode aumentar a produção de dopamina no cérebro, e pode até ser visto nos exames. Os níveis de dopamina são baixos em pessoas com condições como Parkinson e transtornos de humor como a depressão. Portanto, se você sabe de alguém que esteja deprimido, dê-lhe um abraço, e traga um pouco de alegria à sua vida.
- Alivia o Sistema Nervoso. Abraçar equilibra o sistema nervoso, pois a pele contém uma rede de sensores de pressão que estão em contato com o cérebro através do toque. Por isso dê um abraço para equilibrar o seu sistema nervoso!
- Melhora a saúde do coração e diminui a frequência cardíaca. Abraçar pode diminuir a frequência cardíaca como provado num estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill. No estudo, os participantes que não tiveram qualquer contato com os seus parceiros desenvolveram um ritmo cardíaco acelerado de 10 batimentos por minuto em comparação com 5 batidas por minuto entre aqueles que tem que abraçar seus parceiros durante a realização do estudo. A diminuição da frequência cardíaca irá ajudar a diminuir a pressão arterial e doença cardíaca.
- Alivia o stress. Abraçar alivia o estresse, reduzindo os níveis de cortisol (hormônios do estresse) que circulam nono sangue. Isso faz com que a mente fique mais calma. Isto ajuda a diminuir a hiperglicemia e diabetes mellitus induzida por cortisol. Quando o seu parceiro chegar em casa depois do trabalho, apenas dê um abraço caloroso para obter os benefícios!
Ou seja, além de ser muito bom abraçar alguém e sentir seu abraço, o abraço é extremamente benéfico para sua saúde. Não custa nada financeiramente, é prazeroso, faz bem à saúde e promove laços afetivo. Por isso, abrace à vontade, seja feliz e com saúde.
Fonte: Juliana Melo Fisioterapia