5 sinais de que seu filho pode ter déficit de atenção e você nunca percebeu
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de saúde mental que pode afetar crianças de diversas formas. Este transtorno é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os sintomas podem variar e muitas vezes passam despercebidos por muitos pais.
Segundo o Healthline, o diagnóstico de TDAH acontece em média quando a criança tem 7 anos de idade. O ideal é que o transtorno seja diagnosticado e tratado cedo, já que o TDAH afeta os estudos e relacionamentos da criança.
“Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência”, segundo reportagem da Veja.
Se você desconfia que seu filho possa ter esse transtorno, procure um médico. O diagnóstico é feito com exames clínicos, com base nos sintomas.
“Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas. Os pais não precisam se sentir inseguros por conta do diagnóstico ser feito sem exames, pois na psiquiatria é assim mesmo que funciona”, explica o psiquiatra Paulo Mattos, coordenador do núcleo de estudos de TDAH da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Revista Crescer.
Aqui estão alguns sinais de TDAH em crianças, segundo o Healthline:
- Desatenção
A criança com TDAH pode ter problemas em se concentrar quando alguém está falando com ela, parece que ela não escuta e se você pedir para ela repetir o que ouviu, ela terá dificuldades em fazê-lo. A falta de atenção também pode estar presente na escola, ela não consegue se concentrar na aula e seguir instruções dos professores.
- Hiperatividade
Muitas vezes a criança com TDAH não consegue ficar parada ou sentada. Ela está sempre em movimento e agitada, mesmo sabendo que precisa ficar quieta. Atividades sedentárias são sempre difíceis para ela. Um exemplo disso é a criança ficar mexendo as pernas e mãos, ficar andando de lá pra cá ou falar sem parar.
- Dificuldade em terminar o que começou
A criança com TDAH pode saltar de uma tarefa para outra sem acabar a anterior porque ela demonstra interesse em diversas atividades, mas tem dificuldade em realmente acabar o que começou.
- Explosões emocionais
A criança com TDAH pode ter dificuldade em controlar suas emoções. Ela pode explodir de raiva em momentos inapropriados e, em caso de crianças pequenas, isso pode ser visto como “birra”.
- Impaciência
A criança com TDAH pode ser impulsiva, não conseguindo esperar sua vez quando está na sala de aula ou quando está em atividades com outras crianças. Ela pode agir sem pensar e ter dificuldade para ouvir perguntas até o fim, precipitando-se e se intrometendo em assuntos e conversas alheias.
Fonte: Família.com.br