A Importância de dizer não aos filhos.

Se não repreendida e devidamente disciplinada, com amor, a criança pode crescer com um comportamento inadequado para as interações sociais, como em relação aos amigos da escola, e acabar vivendo as consequências disso no futuro. Afinal, nem sempre ganhamos, e não saber ouvir o “não” é tão importante quanto ter disciplina para estudar para as provas da escola.

Ajudar os filhos a lidar com as frustrações e orientá-los sobre o que é razoável ou não os torna mais seguros e flexíveis. E mais: desenvolve neles a capacidade de saber se defender do que não faz bem e impor seus próprios limites. O trabalho dos pais é mostrar aos filhos que nem sempre o ‘sim’ será possível. Com isso, estarão dando raízes profundas para as crianças se tornarem pessoas capazes de dizer ‘não’ também.

As crianças precisam saber que suas atitudes têm consequências e que elas não podem fazer tudo o que quiserem. Por isso, os pais precisam ter em mente que “a incivilidade delas começa a se formar quando os pais ficam penalizados ao dizer ‘não’.”

Aliás, por conta de culpas da vida moderna, como não passar tanto tempo assim com as crianças, existe a tentação de sempre dizer sim à compra de todo e qualquer bem material que o filho peça para aliviar sua própria consciência. Um exemplo disso é quando compramos um celular de última geração para presenteá-los, mesmo que o outro ainda esteja funcionando e não haja real necessidade da aquisição. Pensar mais na satisfação da criança do que em educá-la sobre um consumo consciente, por exemplo, pode formar cidadãos que não valorizam o que têm e acabam por querer sempre mais.

É importante entender que “dar limites não é dizer ‘não’ para tudo. É dizer ‘não’ para o que é necessário dizer ‘não’ e ‘sim’ para tudo o que é possível dizer ‘sim’”. Comer uma quantidade adequada de doces na semana, por exemplo, não é nada condenável. Porém, é um erro permitir que a criança coma apenas doces sem lhe incentivar à ingestão de refeições saudáveis. Dar limites é também zelar do bem-estar do filho, ainda que ele não compreenda isso e reclame com choros, birras e pirraças. É livrar de possíveis sofrimentos que podem ser evitados.

Fonte: http://www.boavontade.com/pt/educacao/importancia-de-dizer-nao-aos-filhos

Suporte Elemento Visual