Frutas vermelhas que ajudam a controlar a glicose

Frutas vermelhas que ajudam a controlar a glicose

Um punhado de frutas vermelhas é um lanche de baixa caloria perfeito

Algumas frutas vermelhas podem parecer muito doces, mas são Alimentos Mágicos para a glicemia. A frutose, o açúcar natural presente na maioria das frutas, tem sabor mais adocicado que o açúcar branco (sacarose), por isso menor quantidade (e menos calorias) basta para conferir seu sabor adocicado. A frutose é mais saudável para a glicemia, provocando um aumento bem mais lento do que o açúcar branco.

As frutas vermelhas são riquíssimas em fibras

E em antocianinas, compostos vegetais naturais que ajudam a regular a glicose no sangue. Cientistas acreditam que as antocianinas, também encontradas na cereja, podem ajudar a diminuir a glicose no sangue, porque estimulam a produção de insulina.

Prefira as frutas frescas ou congeladas aos sucos

Embora o suco contenha alto teor dos mesmos fitonutrientes das frutas vermelhas inteiras, é uma fonte concentrada de carboidratos e não contém um ingrediente importante para o controle da glicemia: a fibra.

E aquele pote de geleia ou de doce na geladeira?

Consuma em pouca quantidade. Mesmo aqueles cujas embalagens anunciam que são feitos 100% da fruta natural também contêm açúcar ou suco de fruta adicionado; portanto, apresentam carga glicêmica mais alta do que a da fruta fresca. A carga glicêmica (CG) leva em consideração a qualidade e a quantidade de carboidratos contidas em uma porção de alimento. Consuma-os com moderação: uma colher de sopa é suficiente para passar em uma torrada ou um pãozinho de trigo integral. A carga glicêmica leva em consideração a qualidade e a quantidade de carboidratos contidas em uma porção de alimento.

Fonte: Revista Seleções

 

Share

Suporte Elemento Visual