As 2 ‘teorias’ de Einstein para a felicidade
Muitas coisas são ditas sobre felicidade; no entanto, cada “teoria” depende de quem lhe dá vida. A verdade e o interessante é que cada uma dessas teorias é verdadeira. Sim, porque a felicidade é subjetiva, porque todo mundo a vive e experimenta por diferentes razões e momentos da vida.
Einstein e sua compreensão da felicidade
Há algumas anotações que hoje são conhecidas como a receita da a felicidade de Albert Einstein.
Em 1922, o famoso físico estava hospedado no Hotel Imperial, na cidade de Tóquio, Japão. Enquanto estava lá, numa tarde, um jovem entregador se aproximou com notícias importantes para dar a Albert Einstein. A notícia foi a de que ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.
Ganhar esse reconhecimento levou tempo. A primeira vez que ele foi considerado para o prêmio Nobel foi em 1910. No entanto, para o comitê desses prêmios, os testes experimentais da teoria da relatividade de Einstein não foram suficientes. Foi somente em 1922 que o físico recebeu um prêmio pela teoria do efeito fotoelétrico, que era a mais incontestável e comprovada com vários experimentos.
Einstein deixou o Japão e continuou sua jornada de acordo com seu plano inicial. Premiado e tudo, ele não compareceu à cerimônia de premiação em Estocolmo.
Agora você se pergunta: que papel importante o jovem entregador desempenha na história de Einstein? Pois bem, vou lhe dizer que, como pagamento por ter lhe dado a notícia, Einstein não deu ao jovem uma gorjeta em dinheiro, em vez disso, deu-lhe dois bilhetes acompanhados de um pedido: “Guarde-os; com o tempo, esses bilhetes terão um valor mais alto que uma gorjeta”. E era bem verdade, porque quase um século depois, foram vendidos em leilão por milhões de dólares.
O que os bilhetes diziam?
A primeiro bilhete que Albert Einstein escreveu para o menino foi uma “receita” simples para a felicidade. Diz:
“Uma vida calma e humilde trará mais felicidade do que a busca do sucesso e o desassossego constante que vem com ela”.
O outro bilhete fala sobre o problema da força de vontade. Ele diz:
“Quem tem força de vontade também dará um jeito.”
Essa frase não era mais do que Einstein pensava sobre a vontade.
Se lidas com atenção, as frases são apenas um reflexo do que Einstein fez ao longo da vida. Claro, assim como ele teve muito sucesso na vida, também cometeu graves erros com seus entes queridos. Ele era extremamente inteligente, isso não pode ser negado, mas um ser humano em construção, como todos.
Sem dúvida, foram os golpes da vida que ensinaram a Einstein os dois conselhos que ele deu ao jovem, que considero muito bem-sucedidos.
Frase #1: “Uma vida calma e humilde trará mais felicidade do que a busca do sucesso e o desassossego constante que vem com ela”
Todos nós, em algum momento, sonhamos com um sucesso retumbante. Não há nada de errado com isso, exceto que, se você não conseguir manter os pés no chão e uma compreensão clara das habilidades que cada um tem para alcançá-lo, estará fadado à angústia constante.
Nem todo mundo quer ser famoso, e isso não é conformismo, apenas mostra uma pessoa calma que quer uma vida pacífica e feliz. Isso é realmente muito louvável.
Mas também há quem queira ter sucesso. Ser assim se refere ao sacrifício, perseverança, luta, esforço e, acima de tudo, um caráter forte. Todas essas qualidades são necessárias para se chegar ao topo; o caráter forte é o acréscimo que o manterá impassível diante das críticas e da inveja inevitável que surgirão devido às suas conquistas.
Basta ler por cima sobre a vida de uma celebridade que você admira, e você descobrirá que não estou errada. No entanto, se você se aprofundar nas histórias delas, perceberá que, por trás de todo o sucesso, reconhecimento e dinheiro, talvez também houvesse sofrimentos, vícios e dores. Às vezes, toda essa dor vem de más companhias, da ambição e solidão incompreendida. Apesar disso, quando essas pessoas ganham controle sobre esses “demônios interiores”, a paz reina e elas se tornam felizes. Sim, o sucesso também é compatível com a felicidade, mas você precisa ter autocontrole.
O caminho para o sucesso pode ser repleto de medo e ansiedade. Mesmo assim, tendo alcançado o autocontrole, a pessoa pode viver em completa felicidade e tranquilidade para apreciar o que foi conquistado.
Frase #2 “Quem tem força de vontade também dará um jeito.”
Deseja alcançar grandes objetivos e sucesso? Trabalhe duro e seja consistente, o que não é mais do que ter força de vontade.
A força de vontade ajuda você a alcançar os objetivos mais altos e a se livrar dos maus hábitos. O que você deve fazer é encontrar uma maneira de trabalhar com isso; então, trabalhe até atingir seu objetivo.
É difícil ter força de vontade porque é necessária motivação para sentir o desejo de lutar pelo que você quer, mas você pode, se quiser.
Aqui está um pequeno exemplo:
Suponhamos que você deseje parar de fumar. Basta apenas que seja determinado. Tendo decidido que você não vai fumar, o que você pode optar por fazer é ler todas as informações sobre o que o tabagismo causa à sua saúde. Você também pode fazer as contas do dinheiro que desperdiçou durante anos nesse vício. Isso pode motivá-lo a economizar cada Real que gastava em um cigarro toda vez que quiser fumar.
Quando vier a vontade de fumar, você pode comer uma bala de menta ou mascar chiclete, o que você preferir. Você pode optar por se exercitar; o importante é se distrair até o desejo acabar. Assim, gradualmente, no dia em que você menos esperar, estará livre desse mau hábito.
Tudo é alcançado dessa maneira, é apenas uma questão de querer e dar um passo após o outro.
Lembre-se, então, dessas duas lições de vida: tranquilidade e vida humilde é igual a felicidade. Ainda assim, se você deseja obter sucesso, deve trabalhar duro para alcançá-lo.
Fonte: Família