Cidadão Digital

A constante mudança tecnológica também é sentida dentro das salas de aula. Os antigos quadro-negro, giz e retro-projetor dão lugar para as lousas digitais, tablets, equipamentos 3D e plataformas online multifuncionais. É preciso se adaptar, se reinventar. Foi justamente esse espírito transformador que a gigante do ramo, Google, buscou em seus inscritos para o Programa Google Innovaitors.

Helquer Gatto Rigoni (30), supervisor tecnológico e orientador educacional, foi o único Londrinense e um dos quatro selecionados do Paraná, ficando entre os 36 educadores e professores classificados do país para integrar o programa.

“Após as etapas teóricas, precisei elaborar um pré-projeto para ser desenvolvido em 2018. O nome será ‘Cidadão Digital’, que tem como objetivo promover a formação dos alunos para o uso consciente das mídias digitais, criando um ambiente satisfatório para a inclusão tecnológica”, explica Helquer.

Se engana quem pensa que a missão de um Google Innovaitor é fácil e puramente status. Eles são educadores certificados pela Google que demonstraram ser embaixadores da mudança e empoderamento de professores e alunos, de forma a fomentar uma cultura de inovação próspera dentro da sala de aula, escola e organizações de ensino, além de criar experiências educacionais transformadoras e incorporar tecnologia aos projetos pedagógicos das escolas.

“Nos dias atuais podemos perceber o uso indevido das novas mídias e das redes sociais. Infelizmente é crescente as atitudes de desrespeito e intolerância para com o próximo. Acredito que é fundamental atuar na formação e prevenção de novas situações, criando um ambiente de ensino pautado no respeito e colaboração. A partir dos recursos tecnológicos isso é possível, na tentativa de colaborar no modo de ensinar e aprender que contemple também a formação social e humana dos alunos”, finaliza.

O projeto será aplicado no Colégio Dôminos, em Londrina, que foi a instituição de ensino escolhido por Helquer. Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro ele embarca para São Paulo, onde participará da Innovation Academy na sede da Google Brasil.