Como estudar sozinho para o vestibular

Como estudar sozinho para o vestibular

Como estudar sozinho para o vestibular

Não é raro encontrarmos casos de alunos que deixam os cursos preparatórios para estudarem por conta própria. Existem registros positivos e negativos dessa escolha. Há estudantes que foram aprovados em mais de uma instituição estudando sozinho e há também aqueles que não obtiveram êxito.

Ao decidir estudar em casa é preciso tomar algumas providências antes mesmo de iniciar as atividades. A primeira delas é organizar um cantinho de estudos. Um espaço fresco, limpo, calmo, arejado e, principalmente, silencioso para o desenvolvimento das atividades. Criando esse local apropriado, as chances de melhorar a concentração e a produtividade crescem muito mais.

Outro fator muito importante para quem deseja estudar sozinho é a disciplina. É necessário adquirir o hábito de estudo através de uma rotina que deve ser rigorosamente seguida. Após definir o ambiente, defina também um mesmo horário para se dedicar às provas do vestibular diariamente.

Estabeleça também algumas regras, com materiais que atendam às necessidades do curso que irá prestar. O simples planejamento de estudo das disciplinas já resulta em um aproveitamento significativo de suas horas, acarretando em menos desperdício do seu tempo. Criar essa regularidade faz com que a ideia de sentar e estudar se torne um hábito, o que facilita muito a vida do vestibulando.

É importante também eliminar as distrações, principalmente as que possam estar acessíveis e próximas do ambiente de estudo. Esqueça a televisão, os bate-papos, o celular e as redes sociais. Deixá-los próximos só irá prejudicar a sua concentração. A distração e o bate-papo podem ficar para outro momento.

Ao estudar, defina prioridades sobre o conteúdo em que possui maior dificuldade e aquele que terá maior peso na prova que for fazer. Se já tiver uma boa noção de todo o conteúdo, vá direto para o estudo das matérias com peso maior. Mas caso possua grandes dificuldades em determinado conteúdo, pegue firme nos estudos com ele até que fique claro. Para memorizar toda a matéria aprendida é importante elaborar resumos, associando o material estudado e criando macetes que possam facilitar a recordação de determinado assunto. Leituras em voz alta também podem ajudar.

Escolher um bom material de estudo também é fundamental para o aprendizado eficaz. Estude através de apostilas antigas de cursinhos, assista a aulas disponíveis na internet, faça simulados, use provas antigas e resoluções comentadas. Além disso, lembre-se de deixar todo o material de estudo próximo e acessível. Apostilas, folhas, caderno de anotações, dicionário, lápis, borracha etc. Interromper as atividades para buscar algo que tenha esquecido pode fazer com que se perca a linha de raciocínio e a concentração. Mantendo tudo em mãos, o aproveitamento do tempo dedicado aos estudos será muito melhor. Boa sorte!

 

Fonte: Vestibular – Mundo Educação

Share

Suporte Elemento Visual