Como lidar com um filho hiperativo

Como lidar com um filho hiperativo

Como lidar com um filho hiperativo

Acalme-se

Embora seja muito difícil para um pai manter-se calmo perante o verdadeiro vendaval de atividade que é o seu filho, mantenham a tranquilidade a este problema. A criança hiperativa não se encontra em condições de perceber que o seu comportamento desajustado implica sofrimento para os pais, e não será capaz de compreender a razão de os seus adultos se sentirem irritados e nervosos. Ao contrário de conseguir que a criança se acalme, o estado de intranquilidade dos pais apenas vai fazer com que desestabilize ainda mais a sua forma de estar. Por isso descontraia e não deixe transparecer para o seu filho o desespero que vai dentro de você.

Procure ajuda

Procurar ajuda assim que se desconfie de que algo não se encontra dentro dos parâmetros da esperada normalidade é sempre o melhor a fazer. Marque uma consulta com o seu médico de família e exponha-lhe o problema. O médico saberá exatamente para onde o encaminhar a fim de que o seu filho obtenha a melhor assistência possível.

Não menospreze a situação

Não caia na tentação fácil de menosprezar a hiperatividade do seu filho. Uma criança hiperativa não é uma criança mimada, ou mal comportada. Uma criança hiperativa é alguém que sofre de perturbações importantes a nível de comportamento, perturbações essas que irão condicionar a sua capacidade de concentração e de aprendizagem pela vida.

Não subestime o fato de o seu filho ser hiperativo, ele irá precisar de todo o seu apoio e de toda a ajuda especializada que você poder angariar. Se o seu filho hiperativo for devidamente acompanhado poderá assimilar conhecimentos académicos tal como as outras crianças da sua idade, irá aprender a assumir posturas que o incluam na sociedade e irá muito provavelmente tornar-se num adulto autónomo e independente. Mas isso depende em muito da forma como vai disciplinar os seus filhos.

Informe-se

Mantenha-se atualizado sobre os sintomas da hiperatividade, sobre as estratégias que poderá adotar para melhor lidar com o seu filho. Procure aprofundar os conhecimentos que for adquirindo, pesquise, estabeleça comparações, procure pais de outras crianças com o mesmo problema. Não cruze os braços, nem deixe todo o trabalho de acompanhar o seu filho apenas a médicos e professores. É dentro de casa, e no seio da família mais chegada, que a criança hiperativa precisa de um melhor cuidado.

 

Fonte: Pequenada

Share

Suporte Elemento Visual