Dia Nacional da Alimentação Escolar

Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, por exemplo.

Os hábitos alimentares aprendidos durante a infância determinam os comportamentos alimentares na idade adulta. Os pais, a família e os educadores em geral desempenham um papel muito importante na aprendizagem do “saber comer”. As crianças apreendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos, vivenciando a escolha, preparação e confecção dos alimentos. Os primeiros anos de vida da criança são ideais para transmitir conhecimentos importantes sobre hábitos alimentares saudáveis que com certeza serão para vida toda.

De acordo com a lei 14855  de 2005: “As lanchonetes e similares, instaladas nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares e da rede pública, deverão seguir padrões técnicos de qualidade nutricional que assegurem a saúde dos consumidores, de modo a prevenir a obesidade, diabetes, hipertensão, problemas do aparelho digestivo e outros.
É vedada a comercialização de alimentos e bebidas de alto teor de gordura e açucares, ou contendo em suas composições substâncias químicas sintéticas ou naturais, que possam ser inconvenientes à boa saúde, segundo critérios técnicos, tais como os seguintes produtos!

PAIS, SE A LEI PROÍBE A VENDA, CONSEQUENTEMENTE ESTES MESMOS ITENS NÃO DEVEM SER LEVADOS PARA ESCOLA.

Nutricionista: Elisete Aguiar