Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Em Junho de 2008, foi assinada a Lei 11.721, tornando oficial o dia 11 de outubro como dia Nacional de prevenção da Obesidade.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Márcio Mancini, responsável pelo Departamento de Obesidade da SBEM.

As refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar, a falta da prática de atividade física, se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. O índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

Devemos iniciar uma alimentação saudável desde a infância. Nos preocuparmos em consumir mais legumes, verduras, frutas. Evitar ao máximo produtos industrializados. O excesso de alimentos processados em nossa dieta aumenta as chances de problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e de câncer, além de doenças autoimunes. Os refinados, e especialmente os produtos à base de farinha refinada, aumentam a produção de muco no corpo. Você vai sentir as consequências quando tiver uma gripe, resfriado, sinusite ou problema respiratório, como bronquite ou asma.

Além disso, possuem pouco valor nutricional, ou seja, engordam e não alimentam. Pior ainda: viciam.

Seguir uma dieta equilibrada, fazer as 3 refeições principais (Café da manhã, almoço, jantar) e 2 lanchinhos intermediários (manhã e tarde); Ingerir bastante água; Ser disciplinado em relação aos horários das refeições; Dormir bem, praticar atividade física, tudo isto é a chave para uma vida saudável.

Nutricionista: Elisete Aguiar

Share

Suporte Elemento Visual