Folclore brasileiro: uma tradição rica em cultura
Folclore brasileiro: uma tradição rica em cultura
Em cada região do país, o folclore apresenta semelhanças e diferenças
Dia 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore. Uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.
A palavra folclore é composta por duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é inglesa: folk que significa povo e lore, conhecimento.
Há muitos quesitos onde o folclore se manifesta, como por exemplo na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na comida, nas festas populares como o carnaval, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e superstições, mitos e lendas. Cada região tem suas características próprias, o seu jeito de ser e de viver, que determina como é esse povo, seus gostos e aquilo que consideram importantes.
Mitos e lendas
As lendas misturam fatos reais e históricos com a fantasia e procuraram dar explicação aos fatos da vida social de uma determinada comunidade. Os mitos, tão antigos quanto a própria humanidade, são narrativas que possuem um forte simbolismo e foram criados pelos povos primitivos para explicar as coisas que não entendiam, como os fenômenos da natureza.
O folclore na literatura
Há no mínimo três autores de importância indiscutível que se utilizaram de elementos da cultura popular na literatura. O paulista Mário de Andrade, grande estudioso do folclore, escreveu sua obra-prima, “Macunaíma”, reunindo com olhar irônico e crítico inúmeras narrativas do folclore brasileiro. O mineiro João Guimarães Rosa, é o autor de “Grande Sertão: Veredas” – um clássico da literatura nacional. E Ariano Suassuna, que compôs uma ampla obra teatral baseada na tradição folclórica nordestina. Como exemplo, podem-se citar “O Auto da Compadecida”.
Nas danças podemos destacar algumas que são mais conhecidas popularmente, como o carimbó, bumba-meu-boi e a dança da quadrilha presente nas festas juninas.
Das brincadeiras infantis temos como mais conhecida a amarelinha. Dentre elas também aparecem as cinco Marias, cabra cega, passa anel, pau-de-sebo, além de várias outras. As adivinhações também são brincadeiras folclóricas e são muito interessantes tanto para crianças como para os adultos. Quem nunca brincou de o que é, o que é?
Nas histórias destacamos os personagens como Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara (mãe d’água), Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira e Boi-Tatá. Porém, existe uma infinidade deles, variando de acordo com cada região.
Você sabia que as comidas típicas da nossa região também fazem parte do folclore brasileiro? No sul do país, podemos destacar o peixe assado, o pinhão e o churrasco como pratos típicos do folclore.
O folclore tem características muito engraçadas e as simpatias é uma delas. Dizem que quando uma visita não vai embora de nossa casa é só colocar uma vassoura atrás da porta, que logo a mesma resolve partir. Ou ainda para fazer um bebê parar de soluçar, basta colar em sua testa um pedaço de linha enrolado e molhado.
Fonte: Folha de Irati