Não adianta só estudar
Não adianta só estudar
Estudar para o vestibular é uma tarefa árdua, que exige preparação, dedicação e muita força de vontade. E que às vezes, mesmo se preparando, se dedicando e tendo muita força de vontade o resultado acaba sendo diferente do esperado.
Saiba o que é realmente importante na nora do estudo e que pode realmente comprometer o seu resultado:
Achar que “quanto mais, melhor”
Muita gente pensa que o segredo do sucesso no vestibular é uma conta matemática, e que é aprovado quem passou mais horas estudando. Isso não é verdade.
O segredo, em relação ao tempo, é determinar uma rotina de estudos que não seja cansativa demais, e que possa ser cumprida diariamente. Não adianta estudar por doze horas em um dia, se isso vai levar à exaustão. Muito pouco acaba sendo lembrado, e é provável que o estudante queira alguns dias longe dos livros depois disso.
Não estudar a matéria que gosta
Este é um erro comum. Muitos pensam que, por terem facilidade com determinada matéria, podem simplesmente pular o conteúdo dela e dar atenção às outras. O resultado disso costuma ser uma pontuação muito menor do que poderia ter sido naquela matéria, caso ela tivesse sido estudada.
Estudar apenas o que gosta
É o erro inverso ao outro. Estudar para o vestibular não é um momento para fazer apenas o que é divertido. É preciso balancear todas as matérias: as que você adora e as que você odeia.
Fazer os simulados apenas no final
Testar como está seu conhecimento é um propósito secundário dos simulados e das provas de anos anteriores. Ao fazer estas questões, você aprende onde estão seus pontos fracos, e guarda informação de forma muito eficiente ao tentar corrigi-las.
Fazer exercícios sobre o conteúdo estudado é uma das melhores formas de fixar a matéria de forma inteligente, pois além de lembrá-la, você saberá como utilizar as informações na resolução de um problema.
Não escrever o bastante
Quando se pensa em estudar para o vestibular, a primeira imagem que surge para as pessoas é o estudante debruçado sobre os livros, tentando ler tudo e aprender para a prova. Muitas vezes, não é dada a atenção suficiente a algo muito importante: a escrita.
Escrever a redação é uma parte extremamente importante do vestibular, e geralmente define a posição final de muitas pessoas – em outras palavras, é o instrumento que decide quem entra e quem não entra. Pratique a redação tanto quanto você pratica outros exercícios, pois ela pode ser um grande diferencial entre você e os seus concorrentes.
Esquecer do resto
Estudar para o vestibular provavelmente é sua maior prioridade, e é ótimo que seja assim. Isso aumenta significativamente as chances de passar e de adquirir um bom conhecimento para começar a faculdade. Mas deve haver um equilíbrio entre os estudos e outros aspectos da vida, como esportes, lazer e alimentação saudável.
Se você estiver com muitos aspectos desequilibrados, é provável que o resultado não seja condizente ao seu esforço, e não é possível compensar isso com ainda mais estudo. Mantenha-se sempre em boas condições, não importa o quão pesado seja seu estudo!
Fonte: VouPassar.Club